sexta-feira, julho 09, 2004

- peça em que atua meu amigo Lécio; desde a faculdade eu sentia que esse figura ia longe se bem encaminhado. é o que tá rolando. e eu devo uma visita a ele em SP.





- esse caso do Chorão agredir o Camelo só veio pra confirmar uma suspeita decepcionante: as Pessoas em geral não sabem pesquisar, inclusive muitas delas jornalistas. ninguém é perfeito e este é um erro no qual eu caio muito no meu dia-a-dia de notícias geeks, mas as Pessoas engolem o que ouvem/vêem/lêem nos mesmos veículos de comunicação de sempre.

ia dizer "burras", mas tão deseducadas a questionar qualquer informação que se contradiga com a mesma vinda de outra fonte, ou de desconfiar de algo que soe estranho pra elas [tudo bem que às vezes a notícia em si já é bem estranha mas você sabe, a estranheza das pequenas coisas]. e não se resume ao fato de o nariz do Camelo ter sido quebrado ou não [nem foi], mas as Pessoas não tão conseguindo sacar os valores invertidos que muitas coberturas espalham.

por essas e outras tenho falado pouco nos yahoogroups davida e não tenho entrado me mais nenhuma comunidade nova no orkut.com - onde ao invés de se criar comunidades que comportem um leque amplo de assuntos só tem se criado pequenas comunidades de assuntos específicos que logo se esgotam. me mantenho lá nas mesmas nove [só saindo das mais paradonas e trocando por alguma outra que pareça interessante] porque são as que vejo quando entro no meu perfil. o nível de ruído na internet tá mesmo muito alto.

não é uma afirmação elitista: todo mundo tem sim direito de ter seu canal de transmissão [sempre defendi isso] e o fato de a internet ser um veículo pra essa democratização do consenso é ótimo, mas tem muita gente desinformada fazendo o nível de ruído aumentar e atrapalhando o sinal. muita gente falando merda mesmo, como se fosse a maior verdade porque afinal Ela Tá Na Internet E Leu Em Algum Lugar [que ela não lembra] Tal Informação, Então É Verdade. é, talvez eu esteja ranzinza demais de novo - até por tanta dispersão em canais vários sempre contibuir pra uma queda de produção minha - mas acho que tá na hora de eu falar menos e produzir mais. pelo menos pra mim, mas não faria mal de mais gente se tocasse disso.

uma dos piores momentos na internet é quando se sente que falou muita merda. a mistura de percepções - muitas vezes equivocadas por já desviarem de princípios tão básicos de ética em função de puro preconceito - tem criado tantos pequenos fascistas na internet [todo mundo tem momentos assim, já tive os meus] que me faz duvidar seriamente da pluralidade de opiniões.

parece que muitas vezes as discussões na internet servem só pras Pessoas reforçarem o quanto estão equivocadas, quando deveria servir para as pessoas terem contato com opiniões DIFERENTES das suas e ao menos considerassem pensar nas mesmas questões por outros ângulos. muito barulho por nada, muita gente sendo feita de trouxa e conduzida pra uma realidade opressiva, massacrante e frustrante. já meio que me cansei de tentar aumentar o nível de sinal nas discussões, o ruído tá massacrante demais. ao menos seria bom se fosse criada a chance de que opiniões diferentes pudessem conviver pra criação de um conseso mais variado e maleável. mas é como uma vez vi na assinatura de um post em um fórum gringo: "Vencer uma discussão na internet é como ganhar as Olimpíadas Especiais; no final você ainda é um retardado".

o que me faz lembrar o quanto a internet amplifica a ilusão de que AQUELE consenso é o geral. porque - incrível, mas verdade - nem todo mundoestá na internet ainda, pelo menos não no Brasil. de qualquer forma nem nos EUA, com porcentagem tão alta de usuários, a mudança de consenso em relação assuntos como as merdas que o país estava fazendo veio muito rápido [é só ver como só agora, em fim de mandato, que é fácil tirar sarro do Time Busheney]. então acho que o orkut.com e o yahoogroups devem ser usados - pelo menos pra mim, e acho que é a utilidade mais prática - pra comunicação de eventos e entre amigos distantes - como um telefone mesmo.

por isso, por incrível que pareça o aparentemente estático e fútil Fotolog.net ainda é muito mais útil e dinâmico que minha conta no orkut. claro que o 'send message to friends' [ou mesmo 'friends of friends'] do orkut é útil pacas - meu atual trampo foi conseguido assim - mas mesmo ele tá enterrado por Pessoas preguiçosas que não sabem usar direito e burras demais que só repassam idiotices pau a pau com piadas que circulam em emails de escritório.

o sistema do Fotolog.net é dinâmico porque te mostra quem tá com o flog atualizado e a união da imagem com texto - quando bem usada - e mesmo quando mal usada - acaba servindo pra comunicar bem em sua simplicidade. é quase uma pré-hq. enqanto que o orkut.com é uma intranet tão vasta e cheia de opções que ficou ao mesmo tempo lenta e truncada demais. conheci muitas pessoas legais do ano passado pra cá por causa dele e o fato de ser difícil manter uma discussão pelo sistema de comentários no fim é um alívio. um comentário besta como 'que foto legal, uhauhuaha' às vezes vale mais por te botar em contato com um desconhecido potencialmente interessante lá da puta que pariu do que discutir pelo orkut ou com um camarada seu pelo yahoogroups ou orkut.com porque afinal ambos se acham certos demais sobre determinado assunto.

às vezes a gente discute um assunto demais a ponto de destruí-lo e esquecemos porque estávamos discutindo-o em primeiro lugar. tá na hora de eu ficar mais quieto na minha produzindo. mais um daqueles momentos anti-dispersão que podem ser estragados por alguma novidade de comunicação na internet mas discutir é um game meio obsoleto demais. eu quero é comunicar. parece que não, mas é diferente.



- tá chato esse layout bagunçado e torto; vou acabar adotando um dos oferecidos pelo Blogger novo, como o que usei no meu blog em inglês.


- "A honestidade é inviável no Brasil" - Ex-secretário da Receita Federal ataca o excesso de tributos e diz que a carga fiscal de quase 40% do PIB empurra as empresas para a ilegalidade.